Goyaz19

Expedição Goyaz

revisitando percursos urbanos dos

viajantes e naturalistas do século XIX.

12 a 20 de março, 14 a 17 de abril, 3 a 5 de junho de 2022 e 11 a 14 de agosto.

Alunos do curso de História realizaram, no período de 12 a 20 de março, atividades de extensão nas cidades do antigo norte goiano – hoje Tocantins – e em cidades de Goiás. Sete cidades foram visitadas, fotografadas e filmadas na primeira parte da Expedição Goyaz.

A atividade de extensão colabora com o projeto de pesquisa “Imagens urbanas de Goyaz: olhares sobre as narrativas dos naturalistas-viajantes do século XIX” e tem financiamento do CNPq.

Nesta ação buscou-se, a partir das leituras das principais narrativas produzidas pelos viajantes e naturalistas que visitaram Goiás no século XIX e da visita física aos núcleos urbanos por onde eles passaram, compreender aquele ambiente e compará-lo com o presente, apontando permanências e mudanças.

Os viajantes estudados são: Auguste de Saint-Hilaire, Francis Castelnau, George Gardner, Johann Emmanuel Pohl, Oscar Leal e Willian John Burchell.

Roteiro da primeira parte da expedição:

1° dia – 12/03/22 – Estrada entre Jataí/GO e Peixe/TO

2° dia – 13/03/22 – Peixe/TO

3° dia – 14/03/22 – Natividade/TO

4° dia – 15/03/22 – Arraias/TO

5° dia – 16/03/22 – Luziânia/GO

6° dia – 17/03/22 – Silvânia/GO

7° dia – 18/03/22 – Jaraguá/GO

8° dia – 19/03/22 – Pirenópolis/GO

9° dia – 20/03/22 – Estrada entre Pirenópolis e Jataí, ambas em Goiás.

O patrimônio material, que era remanescente do século XIX, ainda existente nestes núcleos urbanos, foi registrado através de vídeos e fotos que posteriormente se transformarão em produtos audiovisuais – um documentário e uma exposição fotográfica.

Em todos os lugares os acadêmicos foram recebidos pelas autoridades municipais ligadas à educação, cultura e turismo. Nesta oportunidade foi reforçada a importância da pesquisa em História que é realizada na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Junto com o professor Marcos Antonio de Menezes, coordenador do curso de História e responsável pela viagem e pelo projeto, os estudantes se apresentaram como representantes da UFJ.

A segunda etapa da Expedição Goyaz acontecerá de 14 a 17 de abril, quando serão visitadas as cidades de Goiás, Corumbá e a localidade de Ferreiro. Nesta etapa, além dos oito membros do projeto, outros 12 alunos da UFJ comporão o grupo para acompanharem as celebrações da Semana Santa na antiga capital da Capitania/Província de Goyaz.

Segue link para acessar as fotos da primeira etapa da expedição (fotos a serem colocadas na publicação da matéria):

Na ordem as fotos são:

1. Casarão do antigo comércio na cidade de Peixe/TO – Construção do século XIX.
2. Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Natividade/TO. Construção do século XVIII.
3. Vista da cidade de Arraias/TO. No centro da imagem a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Igreja reconstruída com aproveitamento dos velhos paredões.
4. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Luziânia/GO. Construção do século XVIII.
5. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Silvânia/GO. Construção do século XVIII.
6. Igreja de Nossa Senhora do Rosário Dos Pretos de Jaraguá/GO. Construção do final do século XVIII e início do século XIX.
7. Vista panorâmica de Pirenópolis/GO, com destaque para a parte de trás da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Construção da primeira metade do século XVIII.

Fonte: Coordenação do curso de História.